quarta-feira, 17 de junho de 2009

20º PRIMEIRO




Finalmente os primeiros trabalhos dedicados à tipografia. Como anteriormente já tinha esclarecido, tentei ao máximo utilizar elementos desenhados à mão também neste projecto. O tema era interessante - poesia de Fernando Pessoa, ou mais concretamente, dos seus heterónimos, é sempre matéria riquíssima, nomeadamente do ponto de vista do grafismo - mas muito honestamente não me tinha sentido minimamente inspirado ou influenciado pelos exemplos apresentados nas aulas teóricas. Ao mesmo tempo, não queria cair na tentação de seguir o caminho do facilitismo e limitar-me a fazer desenhos com as palavras. Já havia visto demasiadas rodas dentadas, engrenagens e maquinismos, ou florestas, rios e flores compostas com as palavras dos poemas propostos.

Assim sendo, tentei encontrar outras imagens que se adaptassem à escrita, mas de uma forma menos óbvia. As hipóteses só começaram a ser realmente uma certeza quando me decidi por desenhar um Fernando Pessoa. Assim que o desenhei «vi» imediatamente o que queria fazer. Vectorizei o desenho - algo que não me satisfez por completo, já que gostava do aspecto «tinta da china» do original (e que pode ser visto mais abaixo, igualmente - e apliquei o texto. Nada mais. O aspecto minimalista dos dois trabalhos, aliás, é propositado. Na minha opinião, demasiados elementos gráficos não serviam o que tinha em mente, embora tenha visto alguns resultados de colegas da turma, manifestamente mais complexos e magníficos, não só conceptualmente como visualmente também.

O segundo exercício pairava na minha mente há já umas semanas, mas ainda não tinha a certeza como o executar ou, como o complementar. Já tinha a imagem do poeta, retirada da capa de um livro intitulado Poesia Dos Outros "Eus", e tinha pensado em compô-la a partir de palavras, mas isso só não me agradava. Algum elemento exterior à imagem tinha de contribuir com o devido enquadramento, não podia simplesmente construir um Pessoa com palavras e esperar que isso servisse somente como decoração. Claramente já tinha desistido de seguir a sugestão/indicação expressa no projecto e que nos «obrigava» a utilizar um outro texto, complementar ao excerto de um poema. Optei antes por procurar citações de Fernando Pessoa na esperança de que alguma pudesse dar lógica ao que tinha planeado. E não precisei de procurar muito; a frase escolhida, na minha opinião, representa bastante bem o conceito a que a imagem dá corpo. Não fiquei totalmente satisfeito com o resultado final, no entanto, e sinto que com mais tempo e sem a pressão dos exames e dos restantes trabalhos conseguia melhorar o trabalho.

Resta o terceiro exercício, totalmente diferente destes dois, e que planeio publicar amanhã ou sexta. E depois, o trabalho final.

O original


2 comentários:

Anónimo disse...

É muito giro!

veloso disse...

Muito bom seu trabalho e oblog valeu veloso venha ver meu blog ...