sábado, 13 de junho de 2009

VIGÉSIMO




Agora com um bocadinho de tempo livre entre dois exames, posso em poucas linhas escrever a real memória descritiva dos dois trabalhos publicados recentemente.
Quanto ao projecto elaborado a partir de "Take a Walk On The Wild Side":
Como já havia explicado o difícil foi mesmo escolher o tema musical. Assim que me decidi comecei à procura de imagens que correspondessem ao que tinha em mente. Escolhida a imagem o resto foi mesmo muito simples. Ampliação de fotografia, papel vegetal de engenharia, caneta branca (fantástica, diga-se), quatro clips para a coisa não se desconjuntar e muita paciência depois o trabalho estava feito. Limitei-me a preencher as luzes das janelas dos edifícios na imagem na expectativa de que só com esses brancos conseguisse transmitir a idéia de uma cidade. Os testes seguiram-se desde logo com a colaboração da minha mãe e irmãos. A resposta era sempre a mesma, a minha mãe, eterna viajante espiritual, respondeu com toda a certeza do mundo "é Manhattan". Estava satisfeito.
A fase seguinte passou pelo Photoshop unicamente para poder digitalizar a imagem e construir o quadrado e círculo propostos no projecto. Estava feito. Resta-me referir dois pormenores importantes. Primeiro, que a música que me influenciou esteve bem presente durante a execução do trabalho e durante a escrita do respectivo post; o Lou Reed em loop ajudou e de que maneira. Segundo, que a colaboração do professor Giesteira foi vital. Perguntei-lhe um dia se podia desenvolver os projectos à mão e não totalmente com a ajuda de um qualquer programa informático. Disse-me que sim e que isso também era tecnologia. Foi o empurrão de que eu precisava para soltar a imaginação ao meu gosto e começar a trabalhar.
Ah, já agora, tenho de fazer justiça à imagem sobre a qual trabalhei. Se não fosse ela...



Quanto ao Empire State Building:
Não foi nada complicado compôr a infografia. A dificuldade residiu simplesmente no facto de não dominar totalmente o Freehand, o que me fez perder algum tempinho...
Fora isso o que tive de fazer foi realmente simples. Digitalizar todas as imagens, vectorizá-las, dar-lhes uma cor catita, acrescentar toda a informação útil, escrever um textinho bonitinho e algumas curiosidades interessantes acerca do Empire State e arranjar o quadro de forma lógica e atraente.
Gostei do resultado final, embora tenha noção de que podia ficar mais elaborado. Ainda assim...

Sem comentários: